quarta-feira, 1 de julho de 2015

O REINO DE OXAGUIAN

OLUFÃ tinha um filho chamado OXAGUIAN (FORMA JOVEM DE OXALÁ ), muito valente e guerreiro, que almejava ter um reino a todo custo. era um período de guerra entre os reinos vizinhos e seus habitantes perguntavam sempre  aos " BABALAÔS " o que fazer para que a paz voltasse a reinar. Um dos sacerdotes respondeu que eles deveriam oferecer ao orixá da paz, que se vestia de branco, como uma pomba, muito inhame pilado, comida de sua preferência.

OXAGUIAN, cujo nome significa "comedor de inhame pilado", apreciava tanto essa comida que ele próprio inventou o pilão para fazê-la. Depois que as oferendas foram entregues, tudo voltou as boas. OXAGUIAN tornou-se conhecido  por todos e conseguiu seu próprio reino. Ate hoje são oferecidas  grandes festas a  esse orixá para que haja fartura durante  o ano todo.

Oxaguian encontra Iemanjá e lhe dá uma Filho

 Houve um tempo em que os orixás viviam do outro lado do oceano. Mas depois tiveram que vir para o lado de cá, para acompanhar seus filhos que foram trazidos como escravos. Assim vieram todos e assim veio Oxaguian. Oxaguian veio boiando na superfície do mar, navegando no tronco flutuante de uma árvore. A travessia durou muito tempo, mas de um ano. Foi nessa viagem que Oxaguian conheceu Iemanjá, que era dona do próprio mar em que viajava Oxaguian. Logo se conheceram e logo se gostaram. Oxaguian era moço, forte, corajoso; Iemanjá era mulher bonita destemida e sedutora. Iemanjá engravidou de Oxaguian e nove meses depois deu a luz à um menino, que já nasceu valente e forte, querendo guerrear. Mais tarde chamaram o menino de Ogunjá, porque o guerreiro gostava de comer cachorro. Sempre que ia à guerra, a mãe o acompanhava e então todos a chamavam Iemanjá Ogunté.
 Oxaguian, Ogunté e Ogunjá formam uma família de guerreiros. E eles são muitos festejados no Brasil. 

OLUFÃ tinha um filho chamado OXAGUIAN (FORMA JOVEM DE



OXALÁ ), muito valente e guerreiro, que almejava ter um reino a todo custo. era
um período de guerra entre os reinos vizinhos e seus habitantes perguntavam sempre  aos " BABALAÔS " o que fazer para que a paz voltasse a reinar. Um dos sacerdotes respondeu que eles deveriam oferecer ao orixá da paz, que se vestia de branco, como uma pomba, muito inhame pilado, comida de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário